4 dicas para ter um sorriso bonito

Ter um sorriso bonito se tornou a prioridade de muitos brasileiros. Estima-se que a procura por tratamentos voltados para a recuperação da aparência dos dentes, como o clareamento dental, aumenta ao menos 30% anualmente em todo o país.

Essa popularidade entre os procedimentos odontológicos tem sido creditada, principalmente, ao reconhecimento do impacto do sorriso nas relações, no ambiente profissional e na manutenção da autoestima.

A importância de ter dentes bonitos e saudáveis

O sorriso representa um papel importantíssimo no contexto social. Ele é responsável pela expressão de diversos sentimentos e ainda é um forte indicativo de receptividade, empatia e aprovação. Por isso, as pessoas se baseiam muito nessa característica para criar conexões.

Deste modo, possuir problemas com a aparência dos dentes, como o desalinhamento, o escurecimento e as quebras, causam impactos profundos na confiança pessoal e na qualidade de vida do paciente.

Isso porque a falta de uma boa saúde bucal afeta a eficácia da mastigação, a capacidade de respiração, o aperfeiçoamento da fala, além de causar dores crônicas de cabeça e na articulação temporomandibular (ATM).

Além dos efeitos físicos, a estética dentária também interfere na condição emocional das pessoas. Os pacientes descontentes com a beleza do sorriso, por exemplo, apresentam maior dificuldade em:

  • Falar em público;
  • Realizar trabalhos em grupo;
  • Manter a produtividade;
  • Participar ativamente de reuniões;
  • Ter uma boa autoestima.

Por isso, o cuidado com os dentes é de fundamental importância para garantir a saúde geral e o bem-estar.

4 maneiras de garantir a estética do sorriso

sorriso-bonito-scaled

Existem diversas formas para preservar um sorriso bonito e agradável. Muitas vezes, não é necessário um investimento enorme, pois a cada dia que passa os procedimentos estéticos estão ficando mais acessíveis e os cuidados domésticos podem ter grandes impactos na saúde e na beleza dos dentes.

Em vista disso, separamos as quatro principais maneiras para manter a saúde bucal, confira!

  • Aperfeiçoe a rotina higienização

Dentes saudáveis são sinônimos de beleza e autocuidado. Por isso, é imprescindível cumprir bem a rotina de higienização bucal e evitar, assim, o aparecimento de doenças bacterianas como as cáries e as inflamações gengivais.

Deste modo, é preciso escovar os dentes e a língua três vezes ao dia. E todas as escovações devem durar ao menos dois minutos – uma média de cinco segundos por dente – e não deve ser feita com muita força.

O uso do fio dental deve ocorrer, pelo menos, uma vez por dia. Essa etapa é fundamental para a remoção de bactérias dos sulcos gengivais, que é uma área entre os dentes e a gengiva que a escova não consegue alcançar.

O processo deve ser finalizado, se possível, com o uso de um enxaguante bucal para a retirada do restante dos microrganismos e impedir a formação do tártaro e das placas bacterianas.

  • Utilize os materiais corretos

Os acessórios de higiene são cruciais para a manutenção da saúde. Assim, as escovas de dente devem ser trocadas a cada três meses ou sempre que as cerdas ficarem escurecidas, abertas ou com um aspecto deformado.

Sempre opte por escovas macias ou extra macias, pois estas desempenham melhor a sua função e ainda protegem o tecido gengival e a língua.

O creme dental deve sempre conter flúor em sua composição, também devendo ser usado com moderação. 

É importante evitar usar apenas as pastas que promovam dentes mais brancos, pois o uso constante pode ter um efeito abrasivo prejudicial ao esmalte dentário, fragilizando a estrutura.

Além disso, com o uso de um plano dental coletivo empresarial, o paciente pode conversar com o dentista e ter a recomendação de ferramentas que auxiliem na higienização, como o uso de um passador de fio dental ou a escova interdental para os pacientes que usam o aparelho.

  • Aumente a frequência do acompanhamento odontológico

As consultas de rotina com o dentista devem ser feitas, pelo menos, uma vez a cada seis meses. Para ajudar com os custos dessas visitas, o investimento em um plano odontologico pode ser indispensável.

Essas consultas são importantes para a realização da limpeza profissional – que remove a placa bacteriana e a formação de tártaro –, além de ser muito útil para um exame minucioso de toda a cavidade bucal em busca do início de doenças, como a cárie ou a periodontia.

O uso dos benefícios oferecidos pelo convênio odonto empresarial pode auxiliar no preço dos procedimentos e exames, facilitando o acesso.

  • Faça tratamentos estéticos odontológicos

Realizar tratamentos embelezadores nos dentes pode ser muito bom para a saúde e integridade bucal.

Isso porque, para a realização de intervenções como o clareamento bucal ou a aplicação da lente de contato dental, o dentista precisa realizar o tratamento das doenças preexistentes.

Além disso, é necessário exames que garantam a plena saúde dos dentes e a manutenção periódica que aumenta as visitas odontológicas, promovendo ainda mais saúde e beleza ao sorriso.

Para isso, muitos convenio odontologico empresarial cobrem esse tipo de procedimento, mas é preciso garantir com o plano contratado as coberturas e possibilidade de ressarcimento para cada caso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *