Na matéria do G1 em 03/06/2010

18 de Junho no Correio Braziliense – A senadora Marina Silva foi questionada, se pretendia vetar projeto legalizando o aborto caso aprovado pelo Congresso. “Se eu acredito que o plebiscito é o melhor caminho, vou trabalhar para viabilizar o plebiscito”.

21 de Junho – Em matéria publicada pelo UOL, a respeito do aborto, Serra disse que “não mexeria na atual legislação”, que permite a iniciativa para casos de estupro e de perigo de vida da mãe.

Para Serra, a legalização do aborto prejudicaria programas de prevenção à gravidez indesejada. “Dificultaria o trabalho de prevenção, como no caso da gravidez na adolescência, que é um assunto muito grave. Isso liberaria, vai (ter) gravidez para todo o lado porque (a mulher) vai para o SUS e faz o aborto viraria um processo. O País não está preparado para isso.”

Na mesma entrevista, Serra afirmou que a liberação promoveria uma “carnificina” no País. “Considero o aborto uma coisa terrível. Num país como o nosso, hoje, nas condições atuais, isso liberaria coisas para uma verdadeira carnificina”, afirmou, em sabatina promovida pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pelo portal UOL, na capital paulista.

Ao firmar posição sobre o tema, Serra busca se diferenciar da candidata Dilma Rousseff  que, em entrevista, em maio, evitou polemizar sobre o assunto. Na ocasião, Dilma limitou-se a dizer que o aborto “não é uma questão pessoal minha, sua ou da Igreja. É saúde pública.”  Segundo Dilma, na entrevista, “um governo não tem que ser a favor ou contra um aborto”.

Fonte: Agência Estado – Estado de S. Paulo  em 21/06/2010

Veja também: Em resposta a CNBB, Dilma disse que aborto não deve ser tratado como uma questão religiosa, mas sim saúde pública ( retirado da Agência Estado em 22/07/2010)

Opinião: Aborto: “carnificina”, desigualdade e as eleições (Blog do Sakamoto em 22/06/2010)
Opinião: Carnificina é não descriminalizar o aborto ( Centrais sindicais repudiam declaração de José Serra sobre o aborto no Blog Brasil Autogestionário em 29/06/2010)
Opinião:  Ganhando ou perdendo, direitos individuais não se decidem em plebiscito (Blog POLITICANDO por FABRICIO VASSELAI em 22/06/2010)

Posição de Dilma Rousseff no programa Roda Viva (TV Cultura) em 28/06/2010 (link no YouTube – nos 10:21min da entrevista – parte 4):
“Sempre digo uma coisa: não acredito que tem uma mulher que seja a favor do aborto. Não acho que as mulheres fazem aborto porque são a favor… O que eu acho é que mulheres têm o direito de fazer [o aborto] na rede pública porque não se pode deixar, e tem de deixar acessível. Mulheres ricas vão à clínica, as pobres usam a agulha de tricô. Eu protesto que alguém seja a favor do aborto.”

Na recém-divulgada Carta Aberta ao Povo de Deus, Dilma Rousseff defende a tese de que cabe ao Congresso “a função básica de encontrar o ponto de equilíbrio nas posições que envolvam valores éticos e fundamentais, muitas vezes contraditórios, como aborto, formação familiar, uniões estáveis e outros temas relevantes, tanto para as minorias como para toda sociedade brasileira”. (O Estado de S. Paulo 23/08/2010)

Posição de Serra em 22/07/2010 em entrevista para TV Brasil (Folha.com – 22/07/2010):
O candidato José Serra (PSDB) prometeu, se for eleito, manter proibida a prática do aborto no Brasil. Serra disse que não pretende mudar a lei atual que, apesar de vedar o aborto, determina que a rede pública de saúde dê assistência a mulheres que têm complicações provocadas pela interrupção da gravidez.
“No que depender de iniciativa do Executivo, porque deputado e senador pode tomar, eu não procurarei mudança na lei atual. Ficará como está“, disse.

PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO
“Apoio o movimento em favor da descriminalização do aborto porque, evidentemente, a lei atual demonstrou ser, não apenas ineficaz, mas claramente perniciosa, uma vez que obriga as mulheres a recorrer a pessoas despreparadas e inescrupulosas para interromper uma gravidez indesejada.”
Retirado do site da campanha de Plínio Arruda Sampaio /link:
http://pliniopresidente.com/2010/03/8-de-marco-dia-internacional-de-luta-das-mulheres/

Em entrevista ao R7 no dia 27/07/2010:  Na opinião do candidato do P-SOL, Plínio Arruda Sampaio, as mulheres devem ter o direito de decidir sobre a interrupção da gravidez, e a legalização do aborto acabaria com as mortes causadas pela prática realizada de maneira clandestina. (Fonte: Agência Brasil 27/07/2010)

“Legalizar o aborto não é liberar irresponsavelmente. É colocar sob a lei”. (Plínio Arruda Sampaio em vídeo no http://twitcam.com/1syu5) – Agosto 2010

ZÉ MARIA
Em entrevista ao R7, em 20/07/2010, defendeu que o Estado precisa encarar o aborto como um problema de saúde pública e “assegurar o direito” das mulheres que optarem por abortar.

Aborto: tema polêmico e que alguns candidatos à Presidência da República preferem não tocar no assunto, o presidenciável do PSTU afirmou que deve ser criada uma lei que permita à mulher decidir sobre o direito de interromper a gravidez ou não. “A mulher deve ser plenamente dona do seu corpo, tendo o direito de realizar um aborto mesmo quando o feto não está doente ou ela correndo risco de vida”, defendeu José Maria de Almeida, ao ressaltar que “o governo federal deve criar mecanismos legais para realizar estes procedimentos pelo SUS”. (Alagoas em Tempo Real em 07/09/2010)

LEVY FIDELIX
Candidato à presidência pelo PRTB, afirmou, na tarde desta terça-feira (3 de agosto de 2010) em entrevista para a Rede Record, ser contra o aborto e a união civil homossexual por considerar os temas “antinaturais”. O candidato disse não se deixar levar pelo o que chamou de “pressão da mídia”. “Sou contra o casamento gay e aborto. Isso é antinatural. Sou a favor da vida. Está aí a religião que nos dá princípios morais, seculares. Não é porque tem pressão da mídia que devo ser a favor. (…) Se é antinatural, sou contra. Sou católico, professo a minha fé”, disse. De acordo com Fidelix, é preciso prestar assistência para as mulheres que realizam abortos, mas isso não significa legalizar a ação. “Temos que minorar os problemas, mas não incentivar o aborto”.

IVAN PINHEIRO
Defendeu durante sabatina do R7 e da Record News no dia 03/08/2010; a união civil entre pessoas do mesmo sexo. O candidato do PCB defendeu também a descriminalização do aborto. Sobre o aborto, Ivan Pinheiro negou que o partido vá fazer apologia à prática. No entanto, o candidato do PCB afirmou que o aborto deve passar por outros temas como a educação e a política de prevenção.
“O maior número de jovens que precisam de aborto é da periferia. Nós somos a favor da descriminalização. Na verdade ele só é criminalizado para as mulheres pobres. É proibitivo porque é muito caro. As mulheres mais ricas não precisam dessa bandeira, fazem sem nenhum problema.”

JOSÉ MARIA EYMAEL
Candidato do PSDC à presidência da República, em sabatina da Rede Record no dia 05/08/2010 (Terra), quando questionado sobre temas polêmicos, disse ser contra legalização das drogas, aborto e casamento homossexual. Justificando seus pensamentos pelo partido que pertence – Social Democrata Cristão – o candidato disse que apoia aquilo que é legal atualmente: o aborto só ser permitido em casos de estupro e risco à saúde da mãe. “Não é uma questão de saúde pública. O bem maior deve ser preservado, a vida. A legislação vigente não permite o aborto”.

RUI PIMENTA
Candidato do PCO à presidência da República, em sabatina da Rede Record (05/08/2010 – Link do Terra), disse ser a favor da união de pessoas do mesmo sexo e da realização do aborto. “Eu sou favorável a dar direito nas mulheres de acertarem ou errarem (…). O homem não opina”, resumiu.

Veja também:

2º TURNO:

Sobre os candidatos e a Igreja Católica no 2º turno
Nem mesmo igrejas cristãs têm unidade de posição sobre aborto
Dilma e Serra já trataram aborto como questão de saúde pública
• “Aborto é questão de saúde”, diz Dilma
Sob pressão, Dilma falará na TV em ‘valorização da vida’
Debate foi marcado por troca de acusações
Dilma a TV católica: sou contra aborto, mas realidade é outra
Dilma afirma que estuda divulgar carta pela manutenção da lei do aborto
Dilma resiste a assinar manifesto antiaborto
Em carta a religiosos, Dilma diz ser contra o aborto e defensora da família
Feministas dão aval a recuo de Dilma sobre aborto
Papa condena aborto e pede a bispos do Brasil que orientem politicamente fiéis
Brasil é democrático e laico, diz Lula sobre declaração de Papa

75 respostas para Posição candidatos sobre a legalização do aborto no Brasil

  • Ilzat says:

    Não estamos aqui para julgar de modo irracional a decisão de uma mulher de fazer ou não um aborto. Estamos aqui para uma luta comum que deveria ser de todas as mulheres e de todos os homens. Este debate deveria estar totalmente desprovido de julgamentos de valor baseados no senso comum. Estamos falando de direitos, de direito de escolha , de cidadania feminina, que somente poderá ser vivenciada em sua plenitude quando mulheres deixarem de fazer parte da triste estatística de mortandade por aborto inseguro. Devemos lutar pela descriminalização do aborto. Juízos de valor geram preconceito e consequentemente, descaso e desrespeito com a história de vida alheia. É desumano.

  • antonio sa says:

    vejam no youtube: padre Léo sentando a ripa no FHC e no Serra pois foi baixada norma para pratica do aborto nos Hospitais do SUS

  • W. JUNIOR says:

    Descriminalizar não é legalizar e tampouco ser a favor do aborto, como deturpa Serra pra não discutir o assunto e obter dividendos eleitorais com assunto tão sério.

    Quem comete o crime é o charlatão, médico ou não, que se aproveita do desespero de uma mulher com gravidez indesejada para ganhar dinheiro, este é criminoso e não está no debate. Mas a mulhr pobre que já se violentou num aborto que deu errado não tem que ir pra cadeia, tem é que ser tratada na sua saúde e psicologicamente, ser orientada e educada, ser vista como um problema de saúde pública. É isto que Dilma corajosamente firma posição e José Serra corre da raia em discutir o assunto.

  • Tamires says:

    O aborto não deve ser legalizado:

    1-Tirar a vida de um inoscente não pode ser prioridade em um País que diz lutar pela Violencia.
    2-Não é saude Publica, é Vida! a preocupação não deve ser com a mulheres ou com o corpo delas, mas sim com a criança que está ali sem ter como se defender de tal crueldade.
    3-Sair matando crianças, não é a solução, devem investir mais em campanhas de prevenção.
    4- Se mesmo distribuindo camisinhas e anticoncepcionais, não está resolvendo,as adolescentes estão engravidando e não estão se previnindo, pode ter certeza que se o aborto for legalizado e incluso no SUS o Numero de DSTs irão aumentar, a aids não será combatida e ai sim teremos um problema de saude publica!

  • Antonia Nilsa says:

    Este site chama-se ABORTO EM DEBATE, mas até agora eu só vi publicações a favor da legalização do aborto, as poucas notícias que cita a posição da Igreja é de forma negativa, A minha opinião sincera é que este site ao invés de debater, ele de certa forma procura influenciar em favor da legalização do aborto. Apesar das várias opiniões aqui deixadas sendo contra, mas a respeito do site, eu me sinto totalmente desapoiada, pois este site que estamos usando para espor nossa indiguinação me parece ser a favor do ABORTO!!!!
    Me desculpem se estou errada, mas é o que eu acho!

    • Serena says:

      É, Antonia, parece-me que você está certa… Vi até um artigo sobre um grupo de mulheres que se dizem católicas a favor do aborto!
      E é um absurdo as pessoas se utilizarem da religião com tamanha má-fé… A Igreja não admite em hipótese alguma essa abominação! E não é porque a Igreja não quer, é porque seguimos a palavra e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus!
      O que eu vejo é um monte de gente fechando os seus corações para Deus, proibindo-O de freqüentar suas vidas… E Deus nos dá essa liberdade!
      Aí, quando as coisas começam a dar errado, quando acontece alguma tragédia, ainda têm a cara-de-pau de perguntar onde Deus estava para deixar acontecer…
      Deixem Deus entrar em suas vidas e vocês verão quantas bênçãos Ele nos dá todos os dias! E vocês jamais pensarão em compactuar com tamanha abominação como a legalização do aborto e da união homossexual.

  • ROBERTA says:

    VOCÊS QUE SÃO À FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO PODEM ME EXPLICAR QUAL É A EXATA DIFERENÇA ENTRE O ABORTO E O ASSASSINATO? SIM, POIS UM FETO TEM VIDA, QUEM JÁ FOI MÃE SABE MUITO BEM DISSO! ATÉ ONDE EU SEI O DIREITO DE UM CIDADÃO ACABA QUANDO COMEÇA O DO OUTRO (NESTE CASO O DO BEBÊ PELA VIDA, OU VOCÊS ACHAM QUE UM FETO É UM MERO PEDAÇO DE CARNE QUE SIMPLESMENTE PODE SER JOGADO FORA????? ME ESCLARECEM PARA QUE EU POSSA AO MENOS ENTENDER O POSICIONAMENTO DE VOCÊS

    P.S.: SE É PRA LEGALIZAR O ABORTO PORQUE NÃO LEGALIZAR O ASSASSINATO???? VAMOS MATAR NOSSO PATRÃO, NOSSO VIZINHO E QUEM MAIS TIVERMOS VONTADE…..

  • TAIS DE SOUZA says:

    Sou totalmente contra o aborto, não dizem que todos têm direito a vida? E o direito de nascer onde ficar??? Deveriam se preocupar mais com a melhora do país, com a saúde publica que é uma vergonha. Ao inves de ficarem preocupados com a legalização desse crime cruel, covardi e frio que é o aborto. E concordo quando dizem que a mulher tem direito sim a decidir sobre ter ou não a gravidez, mas o problema é só pensar nisso após enmgravidar, com exceção os casos de estupros.
    É muito triste saber que existe pessoas tão egoíta que acha que tem o direito de querer viver, mas não respeita o direito do outro.

  • Agatha says:

    Infelizmente, ninguém está preocupado com a questão moral das propostas dos candidatos e sim em preservar a esmola que recebe do governo..Bolsa Família & Cia Ltda.
    É o velho jeitinho brasileiro que impede o desenvolvimento do país..!!
    Nenhum dos candidatos tem o pacote completo de competência e ética. O Brasil precisa de um gestor público coerente e motivado com as questões sociais..!!

  • Juliana M says:

    tenho 14 anos e mesmo antes de me tornar evangelica, tenho uma opinião bem formada sobre aborto..! pra mim, aborto é assassinato sem outras argumentações,como dito em outro comentario hoje temos muitos metodos contraceptivos, não quer engravidar ? PREVINA-SE ! / aborto em caso de estrupo ? NÃO TAMBEM, mesmo que tenha sido da pior forma,se Deus permitiu que um feto dentro de voce, pode ter certeza que será benção! /Aborto em caso de situação de financeira ruim ? primeiramente se teve condições de fazer,teria que ter de assumir, mais em todo caso se realmente nao tiver como dar um futuro digno,a uma criança. espera nascer e coloca na adoção!enquanto temos estereos qerendo um filho, outras querem matar ! Pra mim literalmente, o que falta é vergonha na cara pra quem quer fazer isso,porque na hora de fazer nao pensa nas consequencias, e na hore que ela vem, qer correr, Tenha o minimo de cabeça pra assumir seus atos !

    QUE TIPO DE SER (QUE SE ACHA PESSOA COMUM),COLOCA A CABEÇA NO TRAVESSEIRO E DORME EM PAZ SABENDO QUE MATOU UMA VIDA INDEFESA? E O PIOR, SEU PROPRIO FILHO,SANGUE DO SEU SANGUE !
    Se Deus te deu a vida, não impessa a que teu filho nasça ! ame-o tambem

  • Katherine says:

    Gente esse Plinio falou um absurdo ele é a favor do aborto com 13 semanas em casa da mãe não querer e 20 semanas em caso de estupro. Será que ele estudou alguma vez embriologia ou já pensou a mãe dele o abortando???
    Será que ele sabe que com 19 á 21 dias o embrião tem:
    -PRESENÇA DE NOTOCÓRDIO,
    -APARECIMENTO DA PLACA NEURAL,
    -ORGANIZAÇÃO DO MESODERMA INTRA-EMBRIONÁRIO EM MESODERMA PARA-AXIAL,INTERMÉDIO E LATERAL,
    -PRIMEIROS VASOS SANGUINEOS,
    -INÍCIO DE FORMAÇÃO DE TUBO CARDÍACO
    - E INÍCIO DE PRIMEIRO SONITO,NO VIGÉSIMO DIA.

    Agora se for na 13 semana já tem sistema nervoso,circulatório,cardíaco,excretor,boquinha e tudo mais que você imaginar.
    VAI ARRUMAR OQ FAZER!!! “Vinde a mim as criancinhas.” Será que ele sabe dqm é essa frase??
    Um abraço a todos,mesmo aqueles que dão apoio a este CRIME que é o ABORTO.

    Pra quem quiser replicar este enorme comentário,terei prazer em responder quem achar que eu estou errada. Só me apresentar argumentos cabíveis.
    E-mail: kathylaboissiere@yahoo.com

  • LISI says:

    AQUELES Q SÃO A FAVOR DO ABORTO, DEVERIAM TEREM SIDO ABORTADOS, QUANDO ESTAVAM NO VENTRE DE SUA MÃE.. ISSO É INACEITAVEL, MATAR UM INOCENTE!
    É A HORA DE NOS REUNIR E VOTAR CONTRA OS CANDIDATOS Q SÃO A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO. ESSAS PESSOAS NÃO SABEM OQ É AMOR, NÃO DEVEM TER RECEBIDO AMOR MATERNAL OU PATERNAL, POR ISSO DESEJAM VER POBRES INOCENTES MORTOS, ESSAS CRIANÇAS FICAM CONDIÇÃO ALGUMA DE SE DEFENDER! ISSO É ASSASSINATO, NÃO PODEMOS ACEITAR.. JESUS MISERICÓRDIA!

  • Elcio Batistuta says:

    Sou totalmente contra o aborto, pois a vida começa na concepção, a mulher tem o total direito de fazer o que quiser com seu corpo, mas não tem o direito de assassinar uma vida, um feto não é um prolongamento do corpo como um cabelo ou uma unha que você corta e novamente cresce outra, a diferença entre o feto e você que é a favor do aborto é o tempo e a nutrição você se alimenta de comida e o feto de liquido aminiótico. uma criança não pode pagar com a vida a irresponsabilidade de muitas mão que não se cuidam. o aborto tem que ser considerado crime hediondo.

  • Pedro Carvalho says:

    É uma vergonha. O aborto é um crime, e sua legalização não reduziria os problemas da sáude pública em nada! O que acham que passa na cabeça de um pobre coitado que quer usar camisinha? “Vou usar pra não ter uma DST?!” Claro que não! usa pra não ter um filho!

    Se o aborto for discriminalizado, e ainda mais, se meus impostos servirem pra financiar a carnificina. Aí sim haverá problema de saúde pública, pois reduzirá-se a preocupação com preservativos, pois o filho é visto como principal problema, não a DST, por parte da camada ignorante grande massa, sem usar camisinha, as Aids da vida vão se multiplicar. Por-se-á voluntariamente em risco a saúde da mulher, já que os métodos para aborto são deveras animalescos; matará um anjinho; etc.

    O Aborto é um crime contra a natureza, contra a criança, contra a mulher e contra a vida em geral. Mesmo que a lei diga o contrário….

    Mais uma vez comprova-se que o ser humano é o único animal que mata uns aos outros por motivos fúteis..

  • Kowa says:

    Sou a favor do aborto desde que seja SOMENTE o retroativo. Por exemplo: Se a infeliz mãe do Lula, da Dilma, do Zé Dirceu, do Fernandinho Beira Mar et Caterva quisesse eliminá-los, teria chance de fazê-lo hoje, da forma que melhor lhe aprouvesse.

  • luiz adelcio says:

    quem ainda discute sobre o aborto nao conhece a deus e a ira de deus.pois deveria porque da justiça dos homens escapam mas da justiça de deus nao

  • Engraçado, no texto “Carnificina é não descriminalizar o aborto”, o autor fala do mesmo como “último recurso para se evitar uma gravidez indesejada”. Evitar gravidez? Como, se ela já existe!!! Eu diria evitar um filho indesejado.
    Ele fala também: – ” … que o direito das mulheres em decidir sobre sua sexualidade e reprodução, é o princípio dos direitos humanos.”
    Se este é o princípio eu imagino o fim. Ora não estamos lidando com casais inocentes e desinformados. Sexo não é loteria. Agora transa-se contando com a sorte e , se por acaso o “azar” acontecer, tem o aborto para salvá-los?
    Quanto a defesa pelo aborto realizado em “condições seguras”, que tal o sexo realizado em condições seguras?
    Oras bolas, é como se levássemos nosso algoz pra matar numa cama limpa e cheirosa, ao invéz de um matagal ou terreno baldio.
    Ele fala das mulheres atendidas com hemorragia pelas condições precárias que se pratica o aborto. Então eu manuseio uma arma, dou um tiro no pé, e a culpa é do revólver? Para cada ação, uma reação.
    Concordo plenamente com as afirmações de José Serra sobre a carnificina. Aliás, foram decisivas pra eu decidir sobre meu candidato á presidência.
    Se a coisa ainda está neste ritmo, é porque algumas mulheres não têm coragem de colocar em risco suas vidas por um aborto mal sucedido. Se liberar, assim como o sexo hoje é liberal,cego,irresponsável, será sim o caos, transformando-se finalmente num problema de saúde pública, como apregoa a Senhora Dilma Roussef.
    Pra finalizar, num comercial sobre aborto veiculado na tv, onde uma atriz diz com tanta convicção: – Eu tenho direito sobre meu corpo.
    Eu diria: A mulher tem sim, sobre o seu corpo! Tanto que faz o melhor ou pior uso dele. Mas tal direito termina, quando começa o direito dessa vida que foi gerada.
    Legalizar o aborto, é ferir um dos direitos básicos do cidadão, que é o direito a vida.
    Ah, aí você vai dizer: – É um feto, não é vida, nem cidadão. É do tamanho de um feijão.
    Gostaria de lembrar a todos os defensores do aborto,que eles só puderam estar defendendo essas desumanidades hoje, porque um dia suas mães, talvez algumas até pensaram, mas como não era “legal!!!” não praticaram o aborto.
    Gravidez e sexo inseguro andam juntos. Mas é melhor punir a gravidez, do que a atitude não é mesmo?

  • cilas candido says:

    Eu também era a favor do aborto por isso fizemos (3)três abortos em clinicas do Rio de Janeiro, mas um dia pela manha o Criador dos Céus e da Terra pôs me entre o acordado e o dormindo e mostrou-me (Ele) recolhendo meu filho (primogenito) eu acordei chorando amargamente minha esposa ficou assustada porque nunca havia me visto chorando e principalmente de jeolhos, eu a disse: Deus avisou que vai recolhor nosso filho. Ela não entendeu muito bem e calou-se. Noventa a cento e vinte dias eu estava na cidade que ele havia me mostrado(Santos) e meu comandante mandou avisar me que tinha uma noticia para mim, e não era boa. Então Deus me lembrou do sonho. Warlem Candido dos Santos foi sepultado no dia 23dez86 – Aborto nunca mais !!! – Tinha (Dois filhos, agora tenho cinco) – Dou glorias a Deus pelo meu passado, presente e futuro.

  • cilas candido says:

    Faraó e Herodes também odiava crentes. Que Deus tenaha misericódia de te !!!

  • Marilene - Ce says:

    A VOCÊS QUE SÃO A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO DOU UM RECADO: “SEJAM SENSÍVEIS NÃO A DOR DA MÃE, POIS ELA, EM SUA MAIORIA, TEVE A POSSIBILIDADE DE ACEITAR O ATO SEXUAL, MAS A DOR DE UMA CRIANÇA QUE NÃO PEDIU PRA SER CONCEBIDA, APENAS ESPEROU SER AMADA PELOS SEUS PAIS” SOMOS ADULTOS PRA DECIDIR NOSSAS ESCOLHAS, MAS É PRECISO ENTENDER QUE SOMOS “IMAGEM E SEMELHANÇA” DE DEUS, PORTANTO NÃO PODEMOS SER DESUMANOS COM NOSSOS FILHOS. NÃO TEMOS A ESCOLHA DE ABORTAR, TEMOS A ESCOLHA DE GERAR, AMAR E, SE NÃO FOR POSSÍVEL CRIAR, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE ACHAR UM LUGAR ACOLHEDOR PARA QUE ESTA CRIANÇA SEJA AMADA. DEUS OS ABENÇOE.

  • Thalita says:

    Ops! me desculpe, Paula não, SERENA.

  • Thalita says:

    Bom Jaime, confesso que era ignorante sim em relação ao Serra. E você tem toda razão ao dizer que ele não é sincero, porque quem o vê falando, pensa que o mesmo abomina o aborto seja em qualquer circunstâncias. Porem isso não muda a minha indignação em relação ao aborto, ou melhor, minha indignação em relação a um assassinato frio e cruel a uma criança que ainda nem chorar consegue. Isso é desumano, nem um animal na sua irracionalidade o comete, ao contrario defende a cria, e se for preciso morre em seu lugar. Mas se você prefere colocar aborto como caso de saúde publica, ok, vamos colocar. Mas agora vamos as hipocrisias, saúde publica de quem? Da mulher? Do homem? de quem? me responda por favor, porque saúde e bem estar da criança inocente que esta no ventre e ainda nem teve o direito de nascer que não é. Aborto é uma covardia hipócrita, porque ali existe vida e se existe vida temos que zelar também pela saúde daquele serumano. Ou um ser nascido vale mais do que o outro, pelo fato de que ele nasceu? Ahh… a diferença é que um sabe lutar pelo o que lhe convem, e o outro grita silenciosamente. Não estou lutando por religião,ou política, estou apenas tentando falar por aqueles que a sociedade cala cruelmente.
    E sobre a sinceridade da Dilma, acredito que minha amiga Paula já o respondeu mto bem.

  • Leandro Matos says:

    Bem, na maioria dos casos, o aborto é o meio brutal recorrido para acobertar o resultado da imoralidade e promiscuidade que as pessoas praticam. É vergonhoso saber que muitas pessoas das sociedades atuais modernas adimitam tamanha crueldade. O aborto é um crime, deveria ser qualificado como hediondo, e tem-se configurado nos dias de hoje como a força dos poderosos contra os inocentes. Além do mais, ninguém merece o poder de determinar quem deveria ou não viver, pois nenhum homem é mais humano que outro.
    Francamente, eu espero que o aborto jamais seja legalizado neste país, seria uma vergonha legalizarmos o crime, seria a “gota d’água” da hitória política deste país.
    Outra coisa é que o feto não é prolongamento do corpo da mulher, como defendem as chamadas femistas, como um dedo ou uma unha, a maior prova científica ao respeito é que na gestação é o feto quem é o agente ativo e a mãe o passivo, e ainda mais a existência placenta sustenta essa idéia, pois do contrário o feto seria detectado pelo organismo da mulher como intruso e seria logo expelido.
    Eu me envergonho das pessoas que aprovam a legalização desse crime, é o fim do mundo mesmo, a putrefação social torna-se cada vez mais grave a cada dia que se passa. Não votarei jamais num político que defenda tais idéias crimonosas.
    Digam não ao aborto.

  • jose says:

    eu sou contra o aborto /voto contra quem e a favor porque na epoca que jesus naceu si existise alei do aborto com sertesa ele teria sido abortado

    • Jaime Balbino says:

      Na verdade, José, o aborto já era praticado na época de Jesus Cristo existindo ou não lei, como ocorre hoje.

      É esta a questão fundamental: o aborto ocorre independente da opção religiosa do Estado, do governante ou da mulher. Sua criminalização só coloca a mulher em situação de risco de saúde e de ser presa. Por isso é que a questão é de Saúde Pública e não de religião.

      Além do mais, nas condições em que nasceu, Jesus poderia ter tido complicações no parto. Mais tarde haveria a tentativa de matá-lo e, mais tarde quando do ressenceamento, também correu risco Jesus de ser descoberto.

      Como vê, não seria uma lei a favor do aborto na época que ceifaria a vida do Salvador.

      Em tempo: curiosa a fala do Serra neste ótimo artigo onde ele fala em deixar tudo como já esta. Coerente, porque ele é o único presidenciável que assinou decreto que permite a prática do aborto na rede pública quando minsistro (http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf).

      Engraçado como Serra se diz agora contrário ao aborto mesmo na discussão das políticas para saúde.

  • Iracilda Branco says:

    O Aborto, é forma mais cruel, do maior direito do ser Humano, que é o direito a vida. Devolver destruido o corpo espiritual de um filho de Deus, é causar danos terriveis ao espirito, por que se ha corpo terrestre ha também o corpo celeste, é por essas razões que milhares de espiritos, voltam com deficiencia ao mundo terreno. por culpa da ignorancia e da maldade humana.As mães esperam que cheguem seus filhos com saúde e perfeição, cheguem da onde? Os profetas esperavam a vinda do filho do Homem da onde? a séculos nos falam os filosofos da pré existencia da alma
    mas o homem não entendeu que podemos matar por ignorancia irmãos nossos que estão chegando!!!

  • Paula says:

    O primeiro direito humano é o direito a vida, sem dúvida. É o direito pleno à vida, de lutar pela vida, pela qualidade da vida, pelas condições de vida. Considero válido defender a vida do nascituro, mas defendo o também o direito de se lutar pela vida, pelas condições financeiras, emocionais e psicológicas. No Brasil (não pesquisei outros países, mas provavelmente seguimos algum consenso) os direitos são para os nascidos vivos, e o nacituro tem uma expectativa de direitos.

    Quanto à questão da dor,o aborto legalizado só pode ser efetuado até o período onde o sistema nervoso central não está completo, os prazos variam dependendo do país, sendo quase um consenso até a 10ª ou 12ª semana, quando os receptores da dor ainda não estão ligados a outras estruturas envolvidas no processo da dor.

    E eu não defendo a legalização só porque ela é um direito ao corpo, mas porque é a medida que se mostrou mais eficaz na diminuição significativa do número de abortos.

    • Genilson Freire dos Santos says:

      Paula nimguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano, afinal voce gostaria de ser envenenada?
      Voce gostaria de ser espedaçada com um compressor de sucção e depois ter a sua cabeça esmagada com uma pinça cirúrgica?
      Voce gostaria de morrer hoje com a idade que voce tem hoje?
      Com certeza voce tem oportunidade de responder SIM ou NÃO a esta pergunta.
      Será que essas crianças que são fruto de uma sexualidade desenfreada também não tem o direito de responder a esta pergunta com a idade que voce está hoje???
      Deus a abençoe. Genilson Freire

  • Thalita says:

    só mais uma coisa, NÃO VOTEM NA DILMA!!!!!! Se ela não defende um imdefeso ira defender você???????

    Votem no Serra, a principio eu não votaria nele, mas se votarmos em outros candidatos, as chances da Dilma gannhar são enormes! O Serra é o que tem mais chances de competir com ela! Então, VOTE A FAVOR DA VIDA, SERRA!

    • Jaime Balbino says:

      Thalita, ao contraŕio do que você imagina, Serra é O ÚNICO presidenciável que já teve poder e o usou a favor do aborto.

      Ele, como Ministro da Saúde, assinou lei favorável a se fazer aborto na rede pública:
      http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

      Por isso que aí em cima ele fala em deixar tudo como está. Leia-se: do jeito que ele deixou.

      E, então, ainda vai votar nele?

      Em tempo: sou favorável a discriminação do aborto, mas completamente contra a hipocrisia de políticos e eleitores que usam o preconceito para escamotear posições retrógradas, como a criminalização do aborto.

      Ao mesmo tempo em que Serra não assume que, como liberal, já atuou a favor do aborto. Ele vem também posar de conservador cristão contrário ao tema.

      Dilma é sincera. Coloca o tema para se discutir nos fóruns públicos, não dentro da igreja. Afinal o aborto se realiza na sociedade real, não num templo (?).

      • Serena says:

        A Dilma não é sincera não.
        Numa entrevista ela disse: “… Tanto eu quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não somos pessoas que acham que o aborto é algo para se falar que se defende. O aborto é uma violência contra corpo de mulher” (fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-diz-a-bispo-que-aborto-e-questao-de-saude-publica,584680,0.htm)

        Agora veja o que foi definido no 3.º Congresso Nacional do PT:
        “• defesa da autodeterminação das mulheres, da discriminalização do aborto e regulamentação do atendimento à todos os casos no serviço público evitando assim a gravidez não desejada e a morte de centenas de mulheres, na sua maioria pobres e negras, em decorrência do aborto clandestino e da falta de responsabilidade do Estado no atendimento adequado às mulheres que assim optarem”

        A fonte é o site do PT, só para constar (Página 82 – ou 43, no navegador do Acrobat).

        http://www.pt.org.br/portalpt/dados/bancoimg/c091207134809Resolucoesdo3oCongressodoPT.pdf

        E veja essa notícia:
        PT pune dois deputados por contrariar descriminalização do aborto (da Folha Online) http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u625663.shtml

        Trecho dos processos ético-disciplinares: 1 – “…o comportamento do deputado acusado não se limitou ao mero exercício do direito à liberdade de expressão, mas assumiu uma dimensão militante e agressiva contra diretriz definida em resolução do 3º Congresso Nacional do PT.” e 2 – “… o comportamento do deputado acusado não se limitou ao mero exercício do direito à liberdade de expressão, vindo a militar ostensivamente contra resolução do 3º Congresso Nacional do PT sobre a descriminalização do aborto”

        A Dilma e o PT são abortistas, não adianta tentarem disfarçar…
        Eu entendo que há casos de bebês com anencefalia, de gravidez através de estupro, entendo que há casos que parecem – vejam bem, PARECEM – que tornam o ato aceitável. Mas não é. Matar um ser indefeso é covardia e crueldade. Não espero que todo mundo concorde comigo, seria utopia, mas creio que as pessoas deveriam deixar de ter ódio em seus corações e pensar no amor que poderia ser dado a essas crianças… Sem ódio, com fé em Deus, não haveria tanta porcaria no mundo, não haveria crianças abandonadas, violência e nem esse pensamento vil…

  • Thalita says:

    Nossa, quanta maldade existe neste país, nao estamos falando de mercadorias, ou objetos. Qual é o primeiro direito humano? é o direto de nascer, a partir do momento que a mulher engravida, sim, ela tem direito sobre o seu corpo, MAS NAO SOBRE UM OUTRO CORPO QUE ESTA DENTRO DELA, ou seja, não estamos falando mais da mulher mas, sim de um outro ser humano que sente dor e é uma alma viva. Se um assassino mata um homem feito, é condenado e vai para cadeia, mas se uma mulher covarde assassina seu proprio filho indefeso, estamos falando de saude publica? quanta hipocrisia. E quanto as mulheres que estão aqui falando a favor do aborto, digo a vocês, suas covardes, que vocês só estão aqui descutindo isso porque a mãe de vocês não foram covardes como vocês.

  • Paula says:

    Eu também sou totalmente contra o aborto… enquanto prática, é um procedimento que interrompe um ciclo orgânico, as mulheres ficam vulneráveis, são estigmatizadas pela sociedade e passam por uma extrema pressão psicológica e emocional.
    Mas sou mais contra que alguém decida por mim se eu vou manter ou não minha gravidez, sou mais contra ainda que eu corra risco de morte na tentativa de realizar um aborto, sou terminantemente contra que ataquem minha vida sexual e minhas liberdades individuais para criticar um problema social, sou absolutamente contra a idéia de me imporem um Deus e uma religião que eu não acredito.
    Sou contra o controle do Estado no meu corpo, nas minhas escolhas, sou contra uma legislação que não me garante a cadeira do médico, do psicólogo, do assistente social, mas me ameaça com a cadeira dos réus. Sou tão contra transformar um momento difícil e uma decisão dolorosa em culpa…
    Sou contra uma sociedade que não me reconheça enquanto mulher portadora de direitos, e que se preocupa tanto em definir os direitos de uma expectativa de vida, mas não garante que eu protagonize a minha vida!!!!

  • giovanna bonifacio says:

    pois e o ser humano nunca foi respeitado e nunca vai ser … me desculpe pelo o que vou escrever a mulher fica gravida de uma forma de prazer e depois decide aborta como se fosse a mesma forma de sentir seu prazer pensa antes de fazer algo que depois quem sofre e o ser que ta gerando em seu ventre e se fosse voce em algum tempo atras na barriga de sua mae como seria …e dai voce abortaria… os candidatos que sao a favor do aborto arruma nova lei para que o povo possa viver melhor na sociedade tao miseravel que vivemos

  • mariana says:

    sou totalmente contra o aborto,é muito comodo se livrar de uma pessoa imdefesa,grvidez em caso de estupro?????????se se cuidar e nao se abrie pra ninguem…..nao fica gravida o folgada………jamais votarei num candidato a favor do aborto.

  • Andréia de Assis says:

    Voces só pensam na mulher, e a criança que tem o direito de nascer.
    Voces querem tirar o direito dela.
    Se a mulher não quer ter filhos antes do tempo, não o faça, ai não haverá o desespero por ter sido estupida.
    Viva a castidade, o sexto mandamento da lei de Deus.
    Porque parece que o métodos contraceptivos(camisinha, pilula, etc) não funciona, porque se funcionasse não teríamos essas discurções.
    Enquanto o casamento homossexual, essas pessoas deveriam ter vergonha na cara, porque Deus criou o homem e a mulher para viverem juntos(casados) e não para ficarem com sem vergonhice. É antinatural, Homem com homem não combina e nem mulher com mulher, um dos dois tem que se dar mau. Homem com Mulher é uma união perfeita, abençoada por DEUS!!!

  • Antonia Nilsa says:

    Todo mundo sabe como se engravida e como se evitar uma gravidez, não existe mais ninguém inocente neste mundo, as camisinhas são distribuídas gratuitamente nos postos de saúde, portanto só engravida quem quer ou quem foi inconseqüente (a não ser nos casos de estupro), é totalmente injusto uma vida inocente ser destruída por causa da irresponsabilidade de um casal que só visou o prazer de um momento. Eu acho que se somos maduros suficiente para iniciarmos uma relação sexual, também temos que ser maduros para assumir as conseqüências. Se essa lei for aprovada, vai aumentar não só o número de abortos, mas também de pessoas infectadas por DSTs, pois eu conheço muitos casos de pessoas se se preocupam mais com uma gravidez do que com uma doença. Gente “Pelo amor de DEUS, se vc engravidar e não desejar esta gravidez, existe uma fila enorme de pais que não pede ter filhos, e desejariam muito amam o seu, ao invés de abortar dê uma chance dessa criança ter um futuro feliz!”

  • ana says:

    gente que é favor do aborto, o aborto é crime, qual a Diferença entre matar uma pessoa adulta, e matar uma criança no ventre. Se fala em saúde pública, direito das mulheres, e a criança, não tem direitos?, e a legislação?, não diz que todos tem direito a vida. ABORTO É UM CRIME HEDIONDO, NÃO DÁ O DIREITO DE DEFESA PARA A CRIANÇA.
    TERMINO COM UMA PERGUNTA: QUANDO VOCÊ ERA ADULTO, VOCÊ ERA HUMANO?, QUANDO VOCÊ ERA ADOLESCENTE, ERA SER HUMANO?, QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA, ERA SER HUMANO? QUANDO VOCÊ ERA FETO ERA SER HUMANO?, E QUANDO VOCÊ ERA EMBRIÃO, ERA?, E QUANDO VOCÊ ERA CÉLULA, ERA MONSTRO??????? PENSE NISSO SOMO CRIATURAS DE DEUS E SÓ ELE PODE TIRAR A VIDA….

  • Adriana dkaa says:

    A Cada dia é intristecedor que uma minoria de assassinos impotencais venham atraves dos meios de comunicação defender crimes contra a vida . Escondem-se atras de discursos egoistas que podem, devem decidir pela vida de inocentes. Espero que este grupo tenha vergonha na cara de cometer tal delito certo de que quer pela justiça deste país de maioria cristã ou pela justiça divina estão errados e que este ato é um crime. Que as famílias Cristãs deste nao se calem diante deste grito desesperado de pessoas que querem matar e continuar com as suas Consciência tranquilas!

    Pela vida sempre!

  • davi leão says:

    só sei q lugar analisar os pró eos comtra vcs ficam ai descutindo preste aténção qvcs estão mexendo com vida dos outros .

  • Kellen says:

    Vejo-me na obrigaçao de escrever alguma coisa apos ter lido todos esses comentarios.
    Eu nao sou contra Deus, nem Jesus, nem sabe-se la que força cosmica pairando sobre os homens, e nao me considero uma pessoa atéia. Mas lendo o que foi escrito por algumas pessoas em resposta a esse artigo, vejo o efeito absolutamente negativo que algumas igrejas cristas tem sobre a sociedade civil brasileira. Ha algum tempo vivo no exterior para meus estudos universitarios, e basta abrir os olhos para ver que a criminalizaçao do aborto é uma pratica medieval, que subsiste em apenas alguns paises. Mesmo a Italia, terra do Papa, admite o aborto.
    é comum ler-se na imprensa muitas criticas aos governos islamicos, neste momento de luta contra o terrorismo. No entanto, é preciso admitir que a ideologia fundamentalista crista nao perde em nada aos xiitas mais extremistas. Daqui a pouco estarao defendendo a mutilaçao genital para que as mulheres nao “abram as pernas para seus desejos mais desenfreados” (né Marcos Paulo?). Esse comportamento nao é somente uma pena e um atraso, mas um verdadeiro perigo.
    Defendo até a medula dos ossos a luta pela descriminalizaçao do aborto e admiro muito as pessoas que, como a Ananda, tem a coragem de defender essa causa em um clima tao hostil. Parabéns, do fundo do coraçao.

    • Antonia Nilsa says:

      A Itália é a terra do Papa, o consolo dele é saber que não contribuiu para que este mau acontecesse, Eu imagino a dor que ele deve sentir em saber que muitas vidas estão sendo tiradas na sua própria terra e ele não poder fazer nada. Se calarem a vós dos profetas as pedra falarão!

    • noslineu says:

      Olá Kellen, de fato me parece uma pessoa sensata e argumentada, a humanidade desde os primórdios sempre trás consigo suas mazelas, todos com suas próprias convicções do que é certo ou errado, todos nós sabemos que na maiorias das vezes optaram pelo errado, pois não assumimos que temos alguem superior a nós (Deus) ou no que voce acredite. Mas enfim, o que está em jogo não somente a questão aborto, mas a continuidade da raça humana. Vejamos o velho contimente como vc citou, além de optarem pelo aborto estão cada vez mais velhos, sem falar que nunca a homossexualidade esteve tão evidente, e que eu saiba de dois carangejos ou veados não sai filhos, correto? Bem não, não pense que estou lhe criticando, ao contrário, sua opinião é de grande valia. Neste país de ninguem, onde infelizmente o que manda é o dinheiro, e podemos ter certeza, os brasileiros gostam muito, por isso vão eleger a petista, mesmo sabendo de tudo isso, tanto faz se aprovarem ou não, vão continuar fazendo mesmo. são cerca de 120.000 por ano segundo terceiros, sem contar os casos omissos. De fato, são vidas que são sacrificadas por causa de um motivo só: dinheiro. na sua opinião e de qualquer um que leia, quanto custa uma vida?. um abraço Kellen.

    • FABIANA says:

      Cara Kellen, seus estudos não te fizeram muito bem calaram avoz de seu coração,os meus direitos vão até onde começam o do outro, o que se faz numa sociedade com um assassino?Um terrorista como vc bem citou?Agora todos eles com certeza num júri tem o direito a um advogado,certo?Agora quando alguém induz uma mulher ao aborto,quem advoga para a criança?Ninguém, nem mesmo aquela que o carrega. Essa pessoinha não tem nem mesmo o direito de escolher, de opinar, de votar…Seu pequeno mundo é arrancado aos pedaços e não importa se ele grita, se ele chora…niguém ali esta interessado em sua opinião, em sua vontade…só no dinheiro que ganharão no final. E eu tenho certeza que a única pessoa que realmente estava alí e se importando com aquele clamor, com aquela dor terrível é Deus, porque no fim das contas, quem aceita essa atrocidade, não teve seu corpo trucidado, esquartejado, queimado por produtos químicos ou qualquer outra monstruosidade.
      Que Deus a abençoe.

  • Ademir says:

    Os sensatos são Fidelix,Serra e Eymael!
    A Criança não é extensão do corpo da mãe, é outro ser!
    Gente só pode ser pessoas que não tem consciência que são a favor a tal prática!
    Tem tantas coisas que o SUS ainda não atende, e vão abrir espaço para algo que é abominável aos olhos de um cidadão que priva pela vida!
    AH! mas tem tantas mulheres que morrem em clínicas clandestinas enquanto as ricas abortam em clinicas particulares equipadas! ora! UM relativismo marxicista cultural!Tentam justificar o injustificável!
    Eu nasci, vocês nasceram, deixem com que as outras crianças também nasçam!

  • Flávia says:

    Olá,
    gostaria de informar que conforme resolução congressual o PCB e seu candidato Ivan Pinheiro são favoráveis à autonomia da mulher em relação a seu corpo:

    Anexo 3 Par. 5 Caderno de resoluções disponível em http://www.pcb.org.br – O reforço da organização específica das mulheres. Submetidas à opressão de gênero e de classe, as mulheres fazem parte da luta geral de emancipação de maneira particular. A especificidade da questão de gênero exige políticas de mobilização e organização próprias que permitam uma radical afirmação de um feminismo socialista que seja capaz de mobilizar as mulheres não apenas para buscar suas demandas específicas, mas também conclamar a organização dos elementos do Poder Popular e de nossas metas estratégicas socialistas.
    Neste aspecto, as lutas contra a discriminação no trabalho, pelo direito ao atendimento de saúde especializado, contra a violência doméstica, [b]pelo direito ao aborto [/b], são meios essenciais para organização e mobilização das mulheres rumo ao projeto socialista, sendo fundamental, para tal, dinamizar o Coletivo Ana Montenegro como instrumento de organização e intervenção das comunistas junto aos movimentos de mulheres.

    Alias o PCB foi o primeiro partido a defender o direito ao aborto, em maio de 1979, como Resolução do Comitê Central, “A Condição da mulher e a luta para transformá-la: visão e política do PCB”.

    O documento apresenta uma “Plataforma de Luta pela Igualdade de Direitos da Mulher”, com propostas para o campo do trabalho, da família, e da vida política. Entre vários itens:

    – “Abolição da legislação punitiva referente ao aborto, que deve ser considerado como último recurso frente a uma gravidez não desejada”.
    – “Divulgação, por todos os meios, dos perigos que o aborto sem assistência médica acarreta para a saúde da mulher”.

    Agradeceria se vocês pudessem atualizar o site (que alias está de parabéns)
    Grata
    Flávia F. – Militante do PCB

  • Verdade. Cristãos jamais perseguiriam uma pessoa por ela ter uma opinião diferente da deles. Não sei da onde tirei essa idéia.

    Ah! Deve ter sido do fato de milhares de cristãos terem digitado meu nome no google, em busca de todas as redes sociais das quais faço parte. Nunca tive stalkers tão fiéis, com o perdão do trocadilho.

    Quanto à difamação, surpreende-me que uma pessoa que sequer sabe o que significa zigoto venha questionar-me a tal ponto.

    Bloqueei meu perfil porque posto informações pessoais nele, as quais envolvem minha família, e para não ser (mais) trollada.

    A trollagem eu até levo relativamente na boa. Agora, calúnia eu não admito. A próxima conduta criminosa que atribuírem a minha pessoa é bom que provem em juízo.

  • Mats says:

    Ananda

    Fui obrigada a “proteger” meu profile, vai saber o que podem fazer comigo ou com a minha família.

    hahaha Deves estar a brincar. O lobby aborcionista é mais susceptível de fazer “perseguições familiares” do que os cristãos pró-vida. Deixa de te fazer de coitadinha, porque fica-te mal.
    Tu escondeste o teu twitter porque estás com vergonha do que acreditas. Mas vendo o que acreditas, faz todo o sentido teres vergonha disso.

    Oh, e ninguém te “difamou”. Mostrar que tu colocas a vida do SER HUMANO deficiente ao nível de uma vaca não é “difamação”.

  • Hermes Renato says:

    Querida Ananda,

    Não se preocupe. Afinal quem gosta de métodos violentos somos nós, que somos a favor da legalização do aborto. Eles, em geral, preferem seguir na base da argumentação. Não passam disso.

    Abraços,
    Hermes Renato

  • Esses dias acabei comentando no meu twitter sobre aborto de feto anencéfalo e virei alvo da comunidade “pró-vida”. Chegaram ao cúmulo de dar print no meu tweet e publicar artigos medonhos me difamando.

    Alguns dos blogs:
    http://bit.ly/9clGtf
    http://fb.me/CuGOjr2a
    http://migre.me/V2oc
    http://tinyurl.com/2aadn2w
    http://tinyurl.com/27auwbw

    Fui obrigada a “proteger” meu profile, vai saber o que podem fazer comigo ou com a minha família.

    • Ademir says:

      Amanda.Não irão fazer nada querida, você é muito amada por Deus. Ele permitiu com que você viesse ao mundo e tenha a certeza que porque Deus te ama e lhe deu inteligência o suficiente para se defender. Agora uma criança ainda não tem defesa contra as práticas abortivas, ele não foge!
      Amada você tem como se proteger, até seu pofile você já protegeu! Agora um feto ninguém o protege? Deus a abençõe!

  • mirtes costa says:

    É anti-democrático,injusto, disriminatório a rede pública de saúde do nosso
    país negar,proibir e discriminar a retirada de um feto que a mulher queira,
    é o seu querer é um direito seu, aliás a mulher paga seus impostos,trabalha,contribui p/o crescimento do seu país.Aqueles que governam o Brasil um dia Vai sentir vergonha do erro cometido contra nosso
    corpo.É inadimessivel saber que milhares de mulheres morrem porque lhe negam o direito de serem assistida na hora que mais precisam da saúde publica,o direito de procedimentos dignos p/retirada de um feto.Não somos mercedorias p/negociarem nosso corpo em Leis. Que´país é esse que ñ respeitam a nossa capacidade de ser mulher;MAIS MULHERES NO PODER VOTE///

    • Marcos Paulo says:

      A melhor maneira de uma mulher não ter que abortar, é não abrir as pernas para seus desejos desenfreados. Sou contra o aborto em qualquer situação. Sirva o Senhor com alegria e tudo o mais Ele fará.

      • Júlia says:

        Ah, então pra você a culpa é só da mulher, né? O homem não tem nada a ver com a gravidez… e você também é contra o aborto em caso de estupro? Estupros acontecem porque as mulheres “abrem as pernas a seus desejos desenfreados”? Acho que depois dessa, caso você tenha algum relacionamento, sua mulher/namorada devia era não transar mais com você, para não “abrir as pernas pros desejos desenfreados”. Que falta de respeito! As mulheres tem direito de transar com quem quiser, quando quiser, e não precisa de um carola imbecil (quase uma redundância!) como você dando pitaco na vida delas, que não deve nem saber porquê uma mulher menstrua!

        • Ana says:

          e por essa sua opinião anti-ética e liberlistas, de que as mulheres tem o direito de transar com quem quiser e quando quiser e que mulheres são usadas, como objeto sexaul, e depois não são capazes de assumir as consequências de seus atos, e matam seus filhos que não tem nada a ver,pois eles tem o direito de nascer, sem contar com as mulheres, contaminadas pelo HIV,SÍFILIS,HEpatítes,ETC…, E ainda contaminan os bêbes,e ainda tem as que morrem por praticar essa crueldade, imagine se vc,Júlia estivesse nascido de uma mulher que estvesse um vida sexual desregrada e por isso fosse portadora do Vírus HIV,vc ainda pensaria dessa forma,e se vc fosse abortada nem estava danado essa opinião,sou católica,sou contra o aborto,e pesso a DEUS NOSSO SENHOR, que tenha MISÉRICORDIA, das mulheres que assassinam seus filhos inocente e vítimas dessa sociedade cruel e egoista

      • Caroline J. says:

        Cê tá maluco? Essa foi a coisa mais estúpida que eu já ouvi. Vide a resposta da Júlia. Vc é homem, né? Vai lá ter uma gravidez indesejada depois de ser estuprado, vai, pra ver se vc não muda de opinião rapidinho.

        • diego says:

          Aposto que a minoria dos abortos feitos no Brasil, são por conta de estupro. A maioria poderia ser evitado se o homem e a mulher tivessem a mínima inteligência de usar camisinha. Parece que as pessoas só pensam no prazer e esquecem as consequências. Na minha opnião, legalizar o aborto é o atestado de óbito de nossa humanidade!

      • Vanessa says:

        Eu sou mulher e concordo plenamente com o Marcos Paulo. Não quer engravidar, não faça sexo: é simples e eficaz. Nos casos de estupro, continuo sendo contrária ao aborto; é inegável que é triste uma mulher sofrer tal agressão, mas é o filho dela que está crescendo na barriga dela e o aborto é uma agressão contra este filho e não contra o montro que a estuprou. Tragédias acontecem na vida de muita gente e todo mundo vive com isso. A sociedade de hoje está tão corrompida que parece normal a mulher parecer uma cadela no cio, descontroladas sim e, sinceramente, não foi falta de respeito do Marcos Paulo, são essas mulheres que não se dão o respeito.
        Ah, e só para explicar, as mulheres mentruam para que um dia elas possam ter filhos e não para matá-los!!!

      • Sandro Quintino Pereira. says:

        Eu, Sandro. Tabem sou contra o ABORTO, CASAMENTO DO MESMO SEXO, ENTRE OUTRAS AÇÕES ANTI_NATURAIS!!!!! E, pederia por bondade que o nosso,(a). Próximo representante Presidente da República. Estivésse mais bom senço em relação ás coisas Anti_Naturais!! E, Anti_Bíblicas!!! E, fiquem com Deus!!!

      • gelyy says:

        MArcos Paulo disse: “é não abrir as pernas para seus desejos desenfreados”
        Francamente MArcão, em primeiro lugar ja temos situações legais onde o aborto é uma solução legalmente possível. E, pare de criticar UNILATERALMENTE as mulheres que abortam ” e os homens”?? estarão isentos diante desse Deus ” que vc. proclama aqui???Afinal ele naum tem parte nisso? Pelo jeito nem nisso nem naquilo ja que ” cuspiu” e “fugiu” deixando a “tontola” a ver navios, o covardão. E estou com Serra que disse que haverá uma CARNIFICINA pois se não se interessaram em previnir agora, vai virar uma festa e o pior, ás nossas custas pelas suas irresponsabilidades. AGUENTA + ESSA, POVÃO!!!!!!

    • marcelo says:

      Eu acho que as mulheres tem muita capacidade sim, porém decidir entre a morte ou não de um feto, não cabe a nós.

      se coloque no lugar do feto, se fosse você

      • Sandro Quintino Pereira. says:

        Me descupem!! Más, sómente Deus é que tem á CAPACIDADE, e o direio de tirar á vida de uma pessoa, ou, féto!!! Com doença ou não!!!!!! Fiquem com Deus!!! AÍÍ, DAQUELE… DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, QUE ACRESCENTAR OU DIMINUIR UM ITEM DAS ESCRITURAS!!! APOCALÍPSE!! fIQUEM COM DEUS!!!!!

  • Perci says:

    Seria interessante apresentar a posiçao de outros candidatos. Especialmente da esquerda.
    Existem outras posiçoes, nao divulgadas pela imprensa capitalistas, seria interessante utilizar esses espaços alternativos para divulgar candidatos comprometidos com a luta das mulheres, para além dos candidatos badalados pela imprensa.

  • Nanda Lima says:

    Plínio de Arruda Sampaio, é socialista e coerente!
    Pela defesa da saúde da mulher, pois as leis até hoje não estão impedindo o aborto, apenas que o Estado proteja a mulher.

    • Maria says:

      Nanda, você só está dizendo isso porque não foi abortada… a resposta para o seu argumento seria evitar que o aborto fora da lei ocorra, e não legalizá-lo. Tudo bem que a mulher tem direito de decidir sobre sí, mas o bebê que ela carrega é um ser humano e tem os seus direitos, afinal, quando começa a vida?

      • Sandro Quintino Pereira. says:

        Eu, Sandro. Sou evangélico! E, NÃO CONCORDO COM Á LEGALIZAÇÃO DO ABORTO, CASAMENTO DO MESMO SEXO, AS DROGAS,E, ETC; Alem d ser anti_natural,é, Anti_Bíblico!!! E, á Bíblia díz que todos os seres humanos vão ter que dar conta de seus atos na terra!!!! Eu, dou graças ao nosso Deus o TODO_PODEROSO, por exitir,e, tambem á tão maravilhósa palavra cristã!!! Fiquem com Deus!!!

        • odeio crente says:

          e voce eh um preconceituoso q acha q td mundo está sob o crivo do seu deus.

          • Aline -Crente com Orgulho says:

            Olá, “Odeio Crente”. Eu também odiava crentes e igrejas evangélicas então esstava sempre descendo a língua neles. Hoje, para a Glória de Deus consegui enxergar e aprender o que eu estava perdendo sendo daquele jeito imundo.
            Só te digo uma coisa: não adianta criticar sem antes conhecer, ou seja,seria uma forma de pré- conceito. 99% das pessoas que dizem ser ateus ou sei lá de que seita não lêem nem a bíblia toda para ter respaldo e qualiicação para ser contra.

            Só para te alertar, quem muito conhece a bíblia é o Diabo e ele por ser totalmente contra Deus e aos seus Filhos.

            Não que o incentivo a ler e ser da mesma forma que o inimigo, mas garanto que você irá se surpreender.

            Só para que você tome conhecimento, uma grande parcela de médicos, especialistas da área de medicina são crentes/evangélicos e que controverso não é??logo eles.Assim como pessoas da área de exatas como físicos, engenheiros e etc..glórias e glórias.

  • Tom Lima says:

    Destes o Plinio Arruda tem a opinião mais sensata, nossas leis só aumentam o risco de morte da mulher que decide pelo aborto.

Categorias

Galeria

acoes28setembro quixotas5_2

Vídeos Recomendados

Vai Pensando Ai e o Caso de Alagoinha

Flash plugin required

Twitter

    Petição contra o ESTATUTO DO NASCITURO