quarta-feira, 1 de março de 2017

Entenda a importância de sonhar

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os sonhos são formas de prever o futuro, eles cientificamente tem várias funções diferentes e que podem explicar inclusive o porquê existem. Sonhar é uma coisa natural e saudável, significa principalmente que você conseguiu atingir os estágios mais profundo do sono e que, com isso, provavelmente teve uma boa noite de sono e deverá acordar mais disposto.

Pessoas que acordam repentinamente durante um sonho podem ter dois sintomas: o de uma sensação de emoção ligada aos acontecimentos e por isso foi desperto ou então, se for por circunstâncias externas, permanecer com sono e indisposição (aquela preguiça de levantar). Isso é normal e não indica que você teve uma má noite de sono e sim que esteve completamente desligado e relaxado por pelo menos mais de duas horas.

Confira algumas das importâncias dos sonhos

  • 1.       Descarregar o excesso de informações
  • 2.       Evitar o armazenamento ou lotamento da memória, gerando complicações neurológicas
  • 3.       Reativação de determinados circuitos cerebrais
  • 4.       Assimilar mais facilmente conteúdos
  • 5.       Melhorar a capacidade de aprendizagem


Muitos acreditam que sonhar faz com que a pessoa veja o mesmo acontecimento várias vezes e com isso consiga armazenar a memória sem necessidade de manter a sua experiência ativa na sua mente e possa ser mais facilmente reciclada. Um estudo feito com ratos conseguiu mostrar que a atividade durante o processo de aprendizagem de algo novo ativava o sonho e depois de um tempo era reativada automaticamente toda a vez que o animalzinho refazia a tarefa que tinha aprendido.


Existem outros experimentos interessados que provam que os ratos que não conseguiam entrar no sono profundo , também chamado de REM tinham uma capacidade de armazenamento de informações e aprendizagem bem menor em relação aos outros, principalmente os ensinamentos que dependiam de memorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário