quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Aranha no mundo

A aranha, conhecida do grego como arachne, é uma ordem de animais artrópodes da classe Arachnida, incluindo animais mais comumente conhecidos como aranhas ou aracnídeos. Existem em todos os continentes do mundo, exceto na Antártida, pois o hábitat é muito gélido, sendo que geralmente se proliferam em ambientes quentes. Geralmente tem 8 pernas, são quelíceras, injetam veneno, ela é diferente de todos os outros insetos pois possuem um plano corporal diferenciado pela tagmose, dois tagmas, ocefalotórax e o abdômen, todos eles unidos pela estrutura chamada de pedicelo. Não contém antenas e tem o sistema nervoso muito bem desenvolvido e mais centralizado de todos.

São produtoras das teias, uma seda de aranha que tem uma estrutura feita com base protéica, sendo muitas vezes superior do que muitos tecidos utilizados por nós humanos.
Existem mais de 40 mil espécies de aranhas ao redor do mundo, sendo divididas em 3 grupos: as mygalomorphaes, conhecidas normalmente como caranguejeiras, araneomorphaes, aranhas moderna e mesothelae, uma aranha única e asiática, que é dificilmente encontrada.
A maior aranha do mundo é a Theraphosa Blondi,que chega até 20 cm, a menor de todas é a Patu digua, originária da Colômbia, sua cabeça tem o tamanho de um alfinete.
Conhecidas na mitologia e na arte, tem o significado de crueldade, paciência e criatividade, possuem também significado de sonhar com aranha no mundo dos sonhos, assim como sua seda é vista como potencial fonte de matéria prima em aplicações nanotecnológicas para ser usado no meio de engenharia, medicamentos e biopesticidas.

Apesar do grande número de espécies e tipos de aranhas no mundo, apenas 30 espécies das 40 mil podem apresentar algum risco para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário